Menu
Menu

O Último Ano em Luanda

Psssst! Enviamos este livro:

MAIS SOBRE ESTE LIVRO

Sinopse

Sinopse

Em 1974 uma revolução em Lisboa apanha de surpresa centenas de milhares de portugueses que vivem em Angola. A partir desse dia inicia-se a derrocada imparável de uma sociedade inteira condenada à destruição e à ruína. Em escassos meses, trezentos mil portugueses são obrigados a largar tudo e a fugir, enquanto Luanda, a capital da jóia da coroa do império português, é abalada por uma guerra civil que alastra ao resto do território angolano. É neste cenário de total desorientação social e de insegurança generalizada que Nuno, um aventureiro que há anos atravessa os céus do sertão angolano no seu avião, Regina e o filho de ambos se movem, numa extraordinária luta para sobreviverem à violência diária, às perseguições políticas, às intrigas e traições que fazem de Luanda uma cidade desesperada. Esta é a história de coragem e abnegação de um casal surpreendido num processo de degradação que se deve à recusa do Exército em defender os seus próprios compatriotas, ao desinteresse dos políticos, à total incapacidade do governo de Lisboa para impor os termos de um acordo assinado no Alvor e à intervenção militar das duas potências mundiais envolvidas numa guerra fria.
Detalhes

Detalhes

Colecção Grandes Narrativas
SKU 9789722338912
Peso 674 g
Largura 15 cm
Altura 23 cm
Número de Páginas 480
Data de Publicação 18/03/2008
Número na Coleção 389
Edição 8
Autores
  • Tiago Rebelo

    Tiago Rebelo, nascido a 02-03-1964, em Lisboa, é casado e tem três filhos. Jornalista há dezanove anos, iniciou a sua actividade profissional em 1986 na Rádio Renascença. Actualmente é um dos editores executivos da TVI, onde está desde 1994. Tem publicados nove romances e quatro histórias para crianças.

OPINIÕES [3]

em 5 estrelas
  • de Eduardo Miguel em 2 de Agosto de 2015

    Se porventura estas minhas linhas forem lidas pelo autor, aproveito para lhe deixar aqui o meu muito obrigado por este livro, assim como pelos outros que já li.
    Fabuloso este livro, simplesmente adorei.
    Todo o conteúdo e a forma como é descrito o mesmo é sensacional.
    Mesmo sendo uma obra de ficção, dá-nos uma outra visão do que foi o processo da descolonização e suas consequências na vida de muitos milhares de portugueses.
    Leiam esta obra.

  • de Marisa Fernandes em 26 de Agosto de 2014

    "O Último Ano em Luanda" conta, apoiado em bibliografia de referência, uma história que poderia ser a história de qualquer um dos portugueses que, na sequência do 25 de Abril de 1974 e declarada a independência de Angola a 11 de Novembro de 1975, tiveram de abandonar tudo em Angola e regressar sem nada (ou quase nada) para Portugal.
    A escrita de Tiago Rebelo, cuja qualidade desconhecia, embora já tivesse ouvido falar muito bem, surpreende positivamente o leitor. Tiago Rebelo capta com técnica e mestria a atenção do leitor que, em vários momentos, se vê no dilema de parar a leitura e ir fazer o que tem de fazer e/ou continuar a leitura e deixar tudo para fazer depois. E isto acontece tanto pela história como pela própria escrita do texto. Recomendável... Muito!
    https://www.goodreads.com/review/show/1036217059

  • de Patricia Bernardo em 13 de Abril de 2013

    Lindíssimo.
    Até ler este livro (e ao mesmo tempo pesquisar na Internet) não tinha noção do caos vivido pelos muitos portugueses residentes em Angola no pós 25 de Abril.
    A ideia de que eram todos ambiciosos e aproveitadores, mudou radicalmente, também havia portugueses que a única coisa que queriam era uma vida melhor sem a opressão da ditadura, e o seu ultimo ano em Luanda correu terrivelmente mal, devido à leviandade dos governantes portugueses da altura.
    Nota 20/20.

Ajude os leitores indecisos
com a sua opinião!

Comentar
***

Outros Livros de Tiago Rebelo

Recomendados para Si

Quem Viu Este Livro Também Viu

Fechar Fechar

Levo estes!

O seu carrinho está vazio, Encha-o de livros para levar

Ajuda

Indeciso? Confuso? Aborrecido?

Conte-nos tudo!
  • 214 347 000 Dias úteis das 09h30 às 17h30
O seu browser está desatualizado!

Atualize o seu browser para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu browser agora

×